O que é o Neuromarketing e como usá-lo em minha marcenaria? por Anne Oelke @marcenariaforadacaixa

Você já ouvir falar em Neuromarketing? E gatilhos mentais? Se esses termos lhe causam um certo estranhamento, não se preocupe! Preparei esse artigo para explicar tudo sobre o tema, acompanhe comigo.
Quais os estímulos que levam o seu cliente a fechar uma venda com você? Quais são as emoções que influenciam nas decisões de quem está à procura de um móvel de qualidade? Todas essas perguntas fazem parte de um campo de estudo chamado Neuromarketing, que une o Marketing à Neurociência.

Mas que é o Neuromarketing afinal?
É a ciência que estuda o comportamento do consumidor por meio das lógicas de consumo, buscando entender desejos, impulsos e motivações que direcionam escolhas e que definem os fatores mais decisivos na efetivação de uma compra. O objetivo do Neuromarketing é conhecer as respostas do inconsciente aos estímulos para entender o comportamento do consumidor.

Basicamente, muitos são os elementos envolvidos nas nossas decisões do dia a dia e que fazem com que um cliente escolha por uma empresa ou outra, por um produto ou outro. Podemos pensar de forma genérica que preço e reputação são os fatores mais importantes. Porém, às vezes, a decisão é baseada em um pequeno detalhe que faz toda a diferença, além de algo inconsciente que é despertado e gera um gatilho relacionado a uma emoção.
Entender como funciona o processo de decisão e conhecer estratégicas de Neuromarketing permite um embasamento maior na hora de fechar mais vendas. Assim, você consegue direcionar seus esforços e recursos para melhores práticas de prospecção e fechamento de projetos.
Como utilizar o Neuromarketing em minha marcenaria e gerar resultados?
Apesar de incomum no ramo da marcenaria, o Neuromarketing já vem sendo tratado como parte do dia a dia em muitos segmentos. Isso porque o mercado se adaptou ao longo dos anos e hoje vemos o consumidor no centro de toda comunicação ao invés do produto.
Sendo assim, ao estudarmos melhor o comportamento desse consumidor, conseguimos obter muitas informações valiosas. Por exemplo, sabemos que a exclusividade é uma das principais ambições de todo ser humano e quando falamos em planos para a casa nova isso se torna ainda mais significativo. Por isso, ao colocarmos essa premissa junto à ampliação dos espaços, cada vez mais vital para o conforto, temos um esboço perfeito do que constitui o mercado de móveis planejados atualmente.
Pensando nisso, você enquanto marceneiro, pode gerar mais resultados através de:
· Parcerias com arquitetos e designers para desenvolver projetos cada vez mais pessoais;
· Pesquisas de tendências para conhecer e utilizar materiais que estão em alta;
· Estudos acerca do público-alvo para precificar melhor os serviços, ressaltando a qualidade dos produtos frente ao preço.
O que mais podemos extrair do Neuromarketing?
Além do que já foi mencionado, podemos trabalhar com essa ciência em outras áreas, tais como: psicologia das cores, storytelling e gatilhos mentais na venda de móveis planejados. Tais recursos, se utilizados de forma estratégica, podem ser excelentes ferramentas de persuasão. Além disso são fundamentais para personalizar o atendimento e a entrega, oferecendo mais proximidade com o seu público-alvo.
É importante frisar que o Neuromarketing é baseado em análises e normalmente, levam tempo para serem postas em prática. Por isso, seria bacana investir em um profissional dedicado para realizar uma consultoria mais completa. Em todo caso, eu convido você a acompanhar os próximos conteúdos, que trarão mais tópicos dentro desse assunto, para lhe ajudar a gerar mais empatia, permitindo o crescimento das vendas, a melhoria dos resultados e consequentemente um maior lucro para a sua marcenaria.