Neuromarketing na marcenaria: como utilizar a psicologia das cores para vender mais?

por Anne Oelke @marcenariaforadacaixa
No artigo passado demos início a uma série de conteúdos sobre “Neuromarketing na marcenaria”, explicando sobre o comportamento do consumidor por meio das lógicas de consumo e buscando entender desejos e motivações que definem uma compra. Seguindo essa linha, hoje vamos falar de um dos elementos que compõe o neuromarketing: o uso da psicologia das cores, que auxilia na tomada de decisão do cliente.

Como utilizar a psicologia das cores para vender mais?
As cores impactam nosso cérebro, influenciando diretamente as nossas decisões de compra. De acordo com o neuromarketing e a psicologia das cores, o vermelho transmite urgência e emoção, o azul é associado à tranquilidade e confiança e o verde está ligado à natureza e sustentabilidade.

De posse dessas informações que nos auxiliam, segundo o neuromarketing e a psicologia das cores, é possível criar estratégias mais assertivas de vendas. Isso inclui escolher cores para os seus projetos que transmitam a mensagem que você quer passar, mas que também atendam à necessidade do cliente. Para um móvel no ambiente de trabalho, por exemplo, tons de azul podem ser uma boa escolha, melhorando o desempenho profissional dos funcionários no ambiente.
Mas a influência das cores não é só usada para vendas. Na comunicação, na publicidade, no marketing digital, as cores também estão presentes, definindo identidade e posicionamento de marca, produto, ambiente e sensações.
Isso acontece porque a psicologia das cores faz parte do neuromarketing, processando as informações captadas pelos nossos olhos e ao mesmo tempo despertando sensações. Cada cor desperta em nós um efeito e isso está relacionado ao comportamento tomado pelo consumidor.
Com isso, estimular o seu público-alvo utilizando este artifício se torna muito necessário, em um mundo com tantas informações simultâneas. Dominar a psicologia das cores e o neuromarketing também com essa proposta é ter uma estratégia assertiva para o seu negócio, que também deve estar presente e padronizada nas redes sociais da sua empresa bem como em toda comunicação offline dela, que vai das cores do ambiente ao uniforme dos funcionários, por exemplo.
A aplicação da psicologia das cores na marcenaria
Como falamos anteriormente, as cores são responsáveis por uma série de estímulos conscientes e inconscientes em nós. Quando usamos uma determinada cor em um ambiente, estamos direcionando a forma de utilização daquele espaço, enquanto alteramos visualmente aspectos dele.
Nos projetos, as cores reforçam a personalidade de cada indivíduo, gerando aproximação imediata do cliente e também oferecendo a ele uma experiência única.
Gerar identificação com o cliente é, neste caso, conseguir o tão sonhado match. Por isso, apresentar um projeto que leve em consideração a psicologia das cores e o neuromarketing é ativar uma área do cérebro do seu cliente responsável por tomar decisões, favorecendo o interesse pelo seu produto e uma possível compra. Esse levantamento pode ser feito, por exemplo, com o estudo de personas – personagens mais próximos da realidade que possui características bem próximas às dos seus clientes em potencial -- para sua marca.
Quais fatores devo considerar para escolher uma cor?

Quando falamos em cor, devemos considerar o espaço que o móvel vai ocupar, o layout dele e do próprio objeto, a quantidade de luz que incide sobre o local e sobre o móvel. Aliás, para ver a quantidade de luz que incide em um ambiente ou em algo mais específico, como uma parede, por exemplo, já existem aplicativos de celular específicos. Eles também servem para saber a luminosidade correta de ambientes para plantas. Para isso basta baixar o app e apontar a câmera do aparelho para a área que se deseja saber.
Considere também a finalidade do espaço em que o móvel vai ficar. A psicologia das cores pode ser aplicada tanto em imóveis residenciais como comerciais. Mas a escolha de uma cor vai ter mais a ver com a atitude que você vai querer causar com ela do que com seu significado aplicado de forma genérica. Observe também se a lâmpada do local onde o móvel vai ficar é uma luz quente, fria, dura ou difusa e como ela reflete no objeto em questão. Até mesmo o tipo de lustre tem impacto sobre essa escolha, já que é capaz de mudar a incidência dos raios de luz nos objetos do ambiente.
Não à toa que projetos de decoração mudam totalmente um espaço “apenas” com a iluminação, dando a impressão de que ele está mais amplo ou que se trata de um local novo.
A psicologia das cores também está associada ao tipo de consumidor. Por isso é importante definir muito bem junto a uma equipe de marketing o público-alvo, as personas e a paleta de cores que será usada na comunicação visual do seu negócio. O neuromarketing, quando bem aplicado e, unido a outras áreas de estudo sobre o consumidor, incluindo a psicologia das cores, tem muito a oferecer para o seu negócio, revertendo possíveis contatos em clientes, de fato.
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