Geração Z e o consumo de móveis planejados

    Geração Z e o consumo de móveis planejados
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    – por Anne Oelke @marcenariaforadacaixa

    A decoração dos espaços segue tendências que acompanham a cultura, o modo de vida e a evolução da sociedade. Como na moda, a arquitetura e o design vão se transformando com base no comportamento e nas necessidades das pessoas. De geração em geração novos hábitos e formas de enxergar o mundo criam maneiras de ocupar e utilizar espaços, diferenciando usuários também pela faixa etária. Sendo assim, hoje vamos explorar mais da Geração Z e como acontece o consumo de móveis planejados para esse público. Acompanhe conosco!

    Quem são os indivíduos da geração Z?

    A Geração Z, que compreende as pessoas nascidas entre os anos de 1995 e 2010, têm uma peculiaridade que pode ser vista nas várias áreas em que se envolve, desde o trabalho à decoração de sua casa: a identificação. Tais indivíduos precisam encontrar conexão e propósito em tudo. Por isso a importância de as empresas e profissionais estudarem esse nicho para que possam produzir demandas que atendem a este público. Temos aí um público jovem, saindo da faculdade, da casa dos pais e iniciando no mercado de trabalho e também passando a morar só ou construindo sua própria família.

    Essas pessoas estão em busca do seu próprio espaço e não têm muito apego quando a questão é o tamanho do imóvel, preferindo algo mais objetivo e utilitário. Tendência fielmente seguida quando o assunto são os móveis da casa. Inclusive, as opções no mercado estão cada vez mais amplas, visto que as composições dos planejados atendem necessidades específicas. Um nicho interessante para a marcenaria e até mesmo para os escritórios de arquitetura.

    Vemos que a geração Z começa a alcançar maior estabilidade financeira, formando um público de consumidores em potencial em busca pelo seu próprio espaço, seja comprando um novo imóvel, reformando ou realizando projetos de decoração.

    Mas o que a geração Z tem de diferente das anteriores?

    Fonte: Instituto Qualibest

    A geração Z cresceu imersa à chegada da internet no Brasil. O acesso a diversas formas de tecnologia foi muito rápido e a interação com elas, também. Portanto, esse público já está acostumado com o mundo digital, acompanhando o avanço das redes sociais e dos smartphones ao mesmo tempo em que acontecia sua formação educacional.

    O excesso de mídias disponíveis, a rapidez da troca de informações e a facilidade da interação social no ambiente virtual incutiram no comportamento desta geração por conta da agilidade e do interesse pelo tecnológico. Interesse esse que reverbera também na hora de realizar compras– a maioria pesquisa na internet o que deseja e vai até a loja somente para tirar algumas dúvidas. ­­­

    Essa realidade também é vista na aquisição de móveis planejados. Muitas vezes essa geração procura inspiração no digital, com algum influencer de um nicho específico e passa a inspirar a decoração de casa de acordo com esses conteúdos, fazendo as adaptações necessárias.

    Por serem muito ligadas à tecnologia, essas pessoas buscam nos móveis planejados e nos ambientes, recursos que facilitem o dia a dia. Elas transformam o mobiliário com o uso de automação e constroem as famosas “casas inteligentes”. Dispositivos integrados aos móveis para abrir e fechar portas, controlar itens da geladeira e dos armários, bem como ligar e desligar luzes e eletrodomésticos, são importantes na rotina da geração Z.

    Fonte: Forbes

    Como consumidores, tendem a comprar mais online e a levar em consideração avaliações e indicações realizadas por outros compradores. Inclusive a necessidade de adaptação por parte das marcenarias e escritórios de arquitetura e design é imprescindível, visando a presença e o posicionamento no digital, pois há um impacto muito forte no mercado.

    Quais as novas tecnologias quando falamos em consumo de móveis planejados?

    Esse interesse pelo digital traz consigo a preferência pela visualização de projetos em realidade aumentada. A modelagem 3D é supervalorizada e ao mesmo tempo essencial para despertar o interesse e se comunicar com esse público. Por isso, se você é marceneiro ou arquiteto, nada melhor que investir nessa tecnologia. Quando essa possibilidade vem junto ao restante da composição do ambiente, com o cliente já vislumbrando como ficará o espaço com os móveis planejados, isso dá ainda mais certeza de compra para o indivíduo, que se sente realizado e feliz.

    Fonte: Globo

    E aí vemos uma outra necessidade da geração Z: a reafirmação da sua personalidade. Este ponto é crucial no desenvolvimento de projetos personalizados ou de decorações que fortaleçam a identidade do indivíduo. Cores, formas e acabamentos diferenciados fazem parte do pacote que deixa esse público extremamente satisfeito com suas escolhas.

    Fonte: Papo de arquiteto

    Os espaços coloridos e com cores imersivas garantem o apelo estético personalizado. Até porque, muitos desses indivíduos se posicionam no digital e precisam de ambientes instagramáveis, com combinação de cores contrastantes e maior impacto visual, ao contrário das gerações anteriores, mais adeptas a projetos minimalistas.

    Fonte: Papo de arquiteto

    Aliando o desapego à praticidade, verifica-se ainda uma forte tendência entre a geração Z: a preferência por alugar espaços, já que buscam uma certa liberdade geográfica além de estarem mais direcionados ao investimento em experiências pessoais, como viagens ou cursos. Assim, possuem uma preferência por móveis leves, multifuncionais, práticos e que podem se adaptar a diversos ambientes, bem como serem transportados com facilidade.

    Outro ponto importante é a preocupação com o meio ambiente.  Assim, o uso de componentes recicláveis, de MDF e madeira de reflorestamento são valorizados na escolha de um produto. Áreas com plantas e recursos de energia sustentável também são bastante prestigiadas.

    Com tantas características, ficou claro que o consumo de móveis planejados acontece de maneira única na geração Z e precisamos ficar cada vez mais atentos às tendências e novidades. É um público que já possui seu lugar na sociedade e sabe o que quer. Por isso, indicamos esse nosso canal, trazemos muito conteúdo do setor, informações relevantes e opinião de especialistas.

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