Como ficou o panorama do setor moveleiro em 2022


por Anne Oelke @marcenariaforadacaixa
Primeiro mês do ano já está praticamente na metade e você ainda não sabe como o panorama do setor moveleiro se apresentou em 2022? Então prepare a leitura, pois trouxemos os principais números. Veja a seguir.
Quais foram os resultados? Os dados foram positivos? Panorama geral do setor moveleiro em 2022
Após um período de pandemia e de desaceleração em 2021, devido aos impactos nos custos produtivos da cadeia de abastecimento e à escassez de muitos produtos, reduzindo a oferta e aumentando os preços, as projeções para 2022 indicavam um potencial crescimento de 4,2% na indústria moveleiro. No entanto, os resultados preliminares da Abimóvel – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário apontaram apenas uma leve retomada de fôlego, sem grandes mudanças significativas.
Por outro lado, em 2022 houve a retomada de eventos e feiras do setor, como a Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira, a ForMóbile. Depois de edições previstas e canceladas em 2020, houve uma grande adesão de empresas da indústria e da cadeia moveleira de várias regiões do país e da América do Sul.
A edição do ano passado, que aconteceu em julho em São Paulo, reuniu mais de 50 mil pessoas nos 4 dias do evento e contou com mais de 500 marcas expositoras num espaço de 50 mil metros quadrados, trazendo soluções, tendências e tecnologias para o pequeno marceneiro e para a indústria.

Fonte: emobile
Design e tendências no setor moveleiro
Em relação às tendências de projetos no setor moveleiro, a multifuncionalidade dos ambientes e dos móveis ganhou ainda mais força, com a consolidação do home-office e dos espaços integrados. Prevaleceu o estilo minimalista, pensando na maior praticidade e em soluções compactas.
O estilo “comfy”, pautado no conforto, foi o destaque de 2022, incorporando móveis aconchegantes, iluminação natural, formas orgânicas e o uso de madeiras e fibras naturais na decoração. As cores neutras e naturais, em paletas que variam do branco, cinza, palha e marrom continuaram em alta.
O que vem por aí? Novidades do mercado para 2023
Para fortalecer o setor moveleiro e com o objetivo de aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas, o SEBRAE, em parceria com a ABIMÓVEL lançou o Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário (PCDIMOBP).
Este projeto reúne uma série de subsídios para fomentar os negócios no setor e está em fase de definição e apresentação nos diversos estados brasileiros. O objetivo é desenvolver diretamente 200 pequenos negócios da indústria do setor até 2024, atingindo um total de 1,7 mil indústrias de forma direta.

Fonte: Abimóvel
“Eventos como a pandemia e a guerra alteraram de forma substancial os arranjos produtivos no mundo todo, desorganizando a cadeia de abastecimento e causando escassez de muitos produtos, reduzindo a oferta e aumentando os preços, o que provocou inflação em todo o mundo, além do aumento dos juros e a perda do poder aquisitivo, causando retração na demanda no início deste ano. Apesar de tudo isso, nossa economia tem se mostrado resiliente e assertiva nas ações, o que nos mantém confiantes de que em breve estaremos com a demanda em alta”, aponta o presidente da Abimóvel.